FOMOS DESTAQUE MAIS UMA VEZ NO MAIOR SITE DE ARARUNA

0 comentários

 

Notícia

Araruna celeiro de Poetas; veja o vídeo com o "Poeta Jairo Lima"

Nossa terra tem nas obras de Pereira da Silva e de Jairo Lima o clássico e o contemporâneo, o saudosismo de ontem e o realismo de hoje.
Se o primeiro na época que foi descoberto, final do Século 19, estava entre os jovens da Geração Simbolista, o segundo desde 2006, ano em que publicou em João Pessoa o livreto intitulado Versos Cinzentos, bebe de diferentes fontes e estilos e dessa forma procura escrever uma poesia livre, sem um padrão definido.
Uma das características do estilo poético que começou a ser praticado pelos poetas ditos “marginais” no século passado em todo Brasil. Essa nova forma de se fazer poesia foi idealizada, apesar das duras críticas dos mais conservadores, em 1922 por ocasião de ter sido realizada a Semana de Arte Moderna em São Paulo.
Evento esse que representou uma verdadeira revolução de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e arte corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo.
Antônio Joaquim Pereira da Silva e Jairo Arquino de Lima são poeta ararunenses , mas também são universais, pois como disse o pensador russo Leon Tolstoi: “Canta a tua aldeia e serás universal”. E os dois poetas, cada um à sua maneira e baseado em seu tempo, é obvio! O fizeram com maestria:


A IDADE DE OURO
À Vila de Araruna



A minha infância! Tenha-a na memória.
Embora os transes trágicos da vida
Levassem meu destino para a glória
Ou para a morte menos percebida,
Essa lembrança luminosa e cara
Jamais de minha mente se apagara.

Ela foi triste, ela foi desolada,
Não teve a graça própria à idade inquieta,
Essa primeira luz da madrugada
Prenunciadora do natal de um poeta;
Mas, inda assim, foi minha idade de ouro,
Meu primeiro, meu único tesouro.

ARARUNA

Minha terra, minha serra...
Minha saudade de ti não se encerra.
De minha meninice, meus primeiros anos
Depois a mocidade e seus ilusórios planos
Onde na vida eu só tinha prazer
E era feliz mesmo sem precisar saber.

Visse-me nascer e o mundo ganhar
Feito um aventureiro para por aí viver a vagar
Porém, a cada quilômetro que me afasto de ti,
Sinto que jamais vou por outra terra te trocar.

Da Redação com Jairo Lima

Deixe seu comentário


  • 23/02/2011 ás 20:39

    Wellington Rafael

    well.geografia87@hotmail.com
    Parabéns Jairo Lima pelo seu trabalho desempenhado em favor de Araruna, sou testemunho de seu esforço. Boa sorte e sucesso.


Share this article :

Postar um comentário