NATAL CAPITALI$TA

0 comentários



Jesus agora é chique
Pois nasceu num “presépio fashion”
Montado num shopping Center.

A Estrela de Davi
Perdeu o brilho natural,
Agora relux em forma de laser.


As lojas foram tomadas
Por “cristãos consumistas”
Torrando seus 13º salários.

Compram tudo que podem levar:
Celulares, DVD´s, TV´s de plasma
Mostrados por Ivete no comercial da Insinuante.

Jairo Lima

Chatices Natalinas

 Então é natal, e o que você fez? Começando com a já manjada música da Simone, eu te pergunto: O que você fez?? Não, eu não sou o Papai Noel, não vou te dar nenhum presente nem vou ficar te dando broncas de final de ano. Mas eu acho uma graça essas pessoas que passam o ano inteiro dando ombros pra certos valores e que em Dezembro viram santas. Amigo oculto pra cá, confraternização pra lá e incontáveis votos de "feliz natal e próspero ano novo". Detalhe: de gente que torce o nariz pra você o ano inteirinho! Faça graça! Aquela peruazinha do setor do andar de cima, acha que é a melhor criatura do universo, passa por você o ano inteiro e nem "bom dia". Em dezembro, olhos ternos e "feliz natal". Eu viverei essa vida e mais dezenas de outras pra entender por que as pessoas agem dessa forma. Feliz natal por educação? Na minha casa educação a gente tem o ano inteiro. É bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, com licença, obrigada. Mas esse povo não, eles fazem um comboio dessas gentilezas e juntam tudo num simples feliz natal em dezembro. rs

Na boa, se eu não gosto de alguém, eu não vou passar a gostar no Natal. Nem no Ano Novo, Carnaval, São João, Proclamação da República. E se eu gosto, meu amigo, eu gosto até na TPM. Não vejo necessidade de fingir nada. "Mas Silvia, o Espírito Natalino está aí pra isso, pra apaziguar as contendas do ano e renovar os laços entre as pessoas". Resposta: Se fosse algo verdadeiro, se aquilo não acabasse na ressaca do Reveillon, eu ficaria calada, mas pra passar 2012 do mesmo jeitinho? Me poupe!

Sim, sim, eu sou um espírito involuído, vou sofrer muito pra aprender certas coisas na minha vida, mas eu não me dou mesmo com gente desse tipo. "Vamos juntar roupas e brinquedos pra doar no Natal!" Vamos! Ótima idéia! Mas eu tenho uma bem melhor: vamos ajudar os outros o ano inteiro, que tal? Tantas formas de ajudar e a gente nem percebe. O cobrador do ônibus que você pega todo dia briga com a esposa, sai sem café da manhã de casa, puto da vida; quando você passa com essa cara de abuso, só piora o dia do camarada; além de não ajudar em nada o seu. Já experimentou dar um sorriso pra ele? Um "bom dia" cheio de alegria, desejando que aquele dia seja realmente bom, pra você e pra ele. E o padeiro? Acordado desde a madrugada, enfiado naquela cozinha pegando fogo pra você comer seu pão fresquinho, e você ainda chega na padaria e nem olha pra ele. Sim, eu sei, você tá pagando e não tem obrigação nenhuma de distribuir simpatia por aí. Mas isso faz bem, você vai receber o mesmo em troca. Alguém vai desejar que o seu dia seja bom só porque você soltou um sorriso, um olhar amigo. Essa energia, ninguém paga.

Não é só dinheiro, não são só roupas, brinquedos e alimentos; é um sorriso, um olhar, são bons fluidos que você pode emanar. Essas coisas mudam seus dias todos os dias. E aos poucos todo o universo te retribui por isso. Claro que sorriso não mata fome, não cobre ninguém do frio; quem pode doar, doe, muita gente precisa, mas só isso não faz de ninguém santo. Espero que você saiba que anotar quantos reais você doou na vida e chegar com esse caderninho na porta do céu, pode não adiantar de muita coisa pra sua entrada lá.

Sílvia Peralta

FONTE: http://paioldeideias.blogspot.com/
Share this article :

Postar um comentário